Passo a passo: como montar uma loja virtual na prática

Muitos vendedores querem montar uma loja virtual, mas no início pode ser desafiador, por isso criei um Guia para ajudar empreendedores.
Passo a passo: como montar uma loja virtual na prática

Conteúdo

Com o início da pandemia e as restrições impostas aos comerciantes, muitos vendedores acabaram indo para o digital e se decidiram a montar uma loja virtual. Essa migração causou um crescimento de 75% em 2020 e, segundo alguns especialistas, mudou para sempre hábitos de compra das pessoas.

O público está mais confiante para comprar online e este é o momento ideal para começar um e-commerce ou levar o seu negócio físico para a internet. 

O início pode ser desafiador, por isso escrevi este artigo para ajudar empreendedores que estão começando a desbravar o mundo do e-commerce. Se tiver dúvidas, é só deixar nos comentários que eu respondo todas elas.

Como funciona uma loja online?

Funciona de forma simples: você tem produtos para vender e existem pessoas dispostas a comprar. Você disponibiliza esses produtos por meio de uma plataforma de e-commerce, o seu cliente escolhe qual produto deseja e realiza a compra com cartão de crédito ou boleto. 

O pagamento é processado por um intermediador ou gateway de pagamento, como o Pagseguro, por exemplo. Assim que o pagamento é identificado pelo intermediador, você é notificado e pode enviar o produto por Correio ou transportadora.

Você só precisa escolher e configurar uma plataforma de e-commerce, conectar com um gateway de pagamento e uma planejar a estrutura logística básica, para iniciar. O mais importante é fazer acontecer e ajustar o processo à medida que você começa a realizar vendas.

É possível montar uma loja virtual grátis?

Sim, é possível. A própria Loja Integrada disponibiliza planos gratuitos e esta pode ser uma boa saída para quem está iniciando no e-commerce ou fazendo isso por hobby. Porém é importante calcular se vale a pena.

Por exemplo: o Jivochat é uma ferramenta de chat gratuita muito utilizada para conversar ao vivo com visitantes da loja. Apesar de gratuito, algumas funcionalidades disponíveis no plano PRO, podem aumentar as vendas em até 30%. Vamos falar disso daqui a pouquinho. 

Empreendedores que buscam se profissionalizar analisam se vale a pena buscar apenas ferramentas gratuitas ou pagar uma pequena mensalidade para ter acesso a recursos que podem aumentar as vendas.

Onde montar sua loja virtual

Como falamos antes, o primeiro passo é escolher a plataforma de e-commerce. Separamos as plataformas mais conhecidas e fáceis para começar a vender online. Vamos falar sobre as duas principais.

Loja Integrada

Principal plataforma para pequenos negócios no Brasil, com mais de dois milhões de lojas cadastradas. É uma das plataformas mais simples para quem está começando, mas tem recursos interessantes para lojas em crescimento. Então, ela pode te acompanhar no início até boa parte da sua jornada no e-commerce. Por isso vamos nos ater a ela.

Algumas funcionalidades:

  • Cadastro de até 75 produtos no plano gratuito
  • Mais de 500 opções de temas para escolher
  • Mais de um milhão de lojas online
  • Integração com mais de 30 aplicativos

O que você precisa para vender online

Além de definir a plataforma, outros pontos são importantes para vender online e crescer. Separei alguns pontos que você precisa se atentar durante o processo polska-ed.com.

Logística

62% das pessoas que compram online buscam frete mais baixo. O Melhor Envio possui contrato com transportadoras e Correio, e oferece valores menores de frete, além de opções mais rápidas para o comprador. Além disso, poupa o tempo de buscar parceiros um a um e concentra tudo em uma plataforma só. O cadastro gratuito pode ser feito aqui.

Atendimento

Como falamos anteriormente, conversar com os clientes pode aumentar as suas vendas. O Jivochat é uma das plataformas mais interessantes do mercado com alguns recursos exclusivos. É possível iniciar conversas de maneira automática com visitantes, que aumenta em até 30% das vendas na sua loja. Além disso, integra o chat online com convites proativos, e-mail, telefonia, redes sociais e muito mais. Clique aqui para fazer o cadastro gratuito.

Pagamento

Um dos fatores que pode garantir o sucesso ou fracasso da sua empresa. Altas taxas de transação ou dificuldade na hora de transferir os valores recebidos são problemas que podem ser resolvidos escolhendo bons parceiros. Uma das principais empresas no mercado brasileiro é o Mercado Pago.

Além de taxas muito competitivas, o Mercado Pago aceita todos os cartões, PIX e outros meios de pagamento de forma muito simples, presencialmente e na loja virtual e você pode escolher por liberar o dinheiro na hora. Para se cadastrar é só clicar aqui.

Passo a passo para montar a sua loja virtual

A Loja Integrada é uma plataforma online e acessível de qualquer smartphone, tablet ou computador com internet, sem que seja necessário instalar nenhum aplicativo. Por isso é necessário fazer o cadastro gratuito na plataforma, e você pode fazer isso clicando aqui. Após o cadastro você já pode começar a montar a sua loja.

Com o cadastro realizado é só fazer as configurações iniciais, nome da loja, título e etc.

Nosso próximo passo é configurar o pagamento e, logo depois, o frete. 

Configuração de pagamento

De todas as opções de pagamento disponíveis no Brasil, o melhor custo-benefício ao meu ver é do Mercado Pago. 

O Mercado Pago têm taxas muito competitivas e em alguns casos as menores do mercado, mas o mais importante é que costumam estar à frente quando se fala em inovação. Foram os primeiros a implementar Pix no e-commerce e chegaram até a liberar transações via Pix de forma gratuita para novos clientes. 

Além de link de pagamento e kit QR Code e Pix, são disponibilizadas maquininhas de vários modelos. Utilizando estes links você ganha até 78% de desconto nas taxas e/ou compra. 

A integração com a Loja Integrada é muito simples. Você precisa estar logado na sua conta do Mercado Pago, depois é só ir na formas de pagamento e conectar as plataformas, autenticando a integração Loja Integrada e Mercado Pago.

E tudo pronto, já pode cadastrar os seus produtos e começar a vender.

Configuração de frete

Um dos fatores que mais impactam na conversão em vendas é o frete, por isso é importante buscar opções de frete que ajudem a reduzir custos para o comprador, mas que entregue com agilidade.

O Melhor Envios tem o melhor dos dois. Além de pagar menos pelo frete (as vezes até 50% menos), a integração fácil com Jadlog, Latam Cargo, e outras transportadoras permite que você envie os seus pedidos com mais agilidade que o tradicional frete dos correios.

A integração é muito simples e pode ser feita direto no seu painel da Loja Integrada. Primeiro, clique aqui para se cadastrar no Melhor Envios. Depois, direto no painel da loja, você consegue fazer a integração com a extensão da plataforma.

 

Cadastrando o primeiro produto

Chegou a hora de cadastrar o seu primeiro produto. Essa etapa é importante porque o conteúdo que vai na página do produto é o que vai motivar o seu cliente a comprar.

Mais adiante eu vou falar de alguns hacks que podem te ajudar a vender mais, mas por ora vamos com o básico. Tenha em mãos todos os detalhes do seu produto, principalmente peso e dimensões, preço final e, no mínimo, uma foto. Uma boa descrição vai ajudar o seu cliente a entender exatamente o seu produto. Lembre que qualquer dúvida pode fazer você perder vendas. Vale a pena investir um pouco mais de tempo no primeiro produto, explorar e preencher todos os campos.

Existem basicamente dois tipos de produtos: simples, cujos atributos não mudam, e os variáveis:

Produtos variáveis

Produtos variáveis são produtos que possuem dois ou mais atributos que podem ou não influenciar no valor final.

Um exemplo disso são celulares com diferentes opções de armazenamento interno. O modelo do celular é o mesmo, a foto é a mesma, o peso, as dimensões da caixa, mas a opção com 64Gb de armazenamento é um valor, a opção de 128Gb é outro valor.

Você também pode criar variações para produtos com atributos diferentes que não necessariamente impactam no valor, como uma camiseta com cores diferentes (ex. uma variação para azul, outra para amarela, outra verde, etc.), eletrodomésticos com voltagens diferentes (ex.: uma variação para 110V e outra para 220V) e qualquer outros atributos que façam sentido para o seu produto.

O uso de variações pode ser usado de forma estratégica para reduzir o tempo de atendimento e tornar mais fácil gerenciar os produtos na sua loja, já que não precisa cadastrar produtos iguais com atributos diferentes.

Algumas dicas sobre produtos

  1. Cadastre o primeiro produto e faça bem feito para depois criar o próximo.
  2. Você não precisa cadastrar todos os seus produtos, apenas os que vendem mais ou que tem maior apelo visual. Faça isso aos poucos.
  3. Não é porque o produto está cadastrado ou porque você fez muitos esforços de venda que vai vender. Entenda o que o seu cliente busca e tente suprir essa necessidade.
  4. Tenha uma boa descrição e use bem as opções para deixar o texto claro. Preste atenção nos detalhes e não deixe dúvidas. Crie tópicos, se necessário. Você pode escrever um parágrafo curto, resumindo as funções do produto e depois utilizar tópicos, se precisar.

Melhorar o visual da sua loja

Uma loja visualmente atraente passa mais credibilidade para os compradores, e faz com que eles se sintam mais à vontade para comprar.

A loja Integrada possui uma galeria de temas que podem ser comprados a preços muito baixos e assim fica mais fácil estilizar a sua loja, mas você também pode contratar um web designer para fazer os ajustes necessários.

Além disso é importante criar a SUA marca. É importante ter uma boa marca, ou logotipo, que identifique a sua empresa e passe credibilidade. Não use imagens prontas da internet nem logotipo de outras empresas. Além de crime (Lei nº 9.279, de 14 de maio de 1996), você deixa de construir o seu próprio nome para tentar ser outra empresa.

Um logotipo simples que identifique a sua empresa é o suficiente para passar uma boa impressão. Evite o excesso de elementos ou letras que dificultem a leitura. O ideal é deixar essa parte para um profissional, mas se você tiver outros pontos para investir primeiro, use o que você já tem ou crie algo simples, porém exclusivo. Nessa hora cabe o fatídico “menos é mais”.

 

Pronto! Já fizemos as configurações básicas na sua loja e está pronta para fazer as primeiras vendas. Mas isso é assunto para outro post 😉