Com o início da pandemia e as restrições impostas aos comerciantes, muitos vendedores acabaram indo para o digital. Essa migração causou um crescimento de 75% em 2020 e, segundo alguns especialistas, mudou para sempre hábitos de compra das pessoas.

O público está mais confiante para comprar online e este é o momento ideal para começar um e-commerce ou levar o seu negócio físico para a internet. 

O início pode ser desafiador, por isso escrevi este artigo para ajudar empreendedores que estão começando a desbravar o mundo do e-commerce. Se tiver dúvidas, é só deixar nos comentários que eu respondo todas elas.

Como funciona uma loja online?

Funciona de forma simples: você tem produtos para vender e existem pessoas dispostas a comprar. Você disponibiliza esses produtos por meio de uma plataforma de e-commerce, o seu cliente escolhe qual produto deseja e realiza a compra com cartão de crédito ou boleto. 

O pagamento é processado por um intermediador ou gateway de pagamento, como o Pagseguro, por exemplo. Assim que o pagamento é identificado pelo intermediador, você é notificado e pode enviar o produto por Correio ou transportadora.

Você só precisa escolher e configurar uma plataforma de e-commerce, conectar com um gateway de pagamento e uma planejar a estrutura logística básica, para iniciar. O mais importante é fazer acontecer e ajustar o processo à medida que você começa a realizar vendas.

É possível montar uma loja virtual grátis?

Sim, é possível. A própria Loja Integrada disponibiliza planos gratuitos e esta pode ser uma boa saída para quem está iniciando no e-commerce ou fazendo isso por hobby. Porém é importante calcular se vale a pena.

Por exemplo: o Jivochat é uma ferramenta de chat gratuita muito utilizada para conversar ao vivo com visitantes da loja. Apesar de gratuito, algumas funcionalidades disponíveis no plano PRO, podem aumentar as vendas em até 30%. Vamos falar disso daqui a pouquinho. 

Empreendedores que buscam se profissionalizar analisam se vale a pena buscar apenas ferramentas gratuitas ou pagar uma pequena mensalidade para ter acesso a recursos que podem aumentar as vendas.

Montando sua loja virtual

Como falamos antes, o primeiro passo é escolher a plataforma de e-commerce. Separamos as plataformas mais conhecidas e fáceis para começar a vender online. Vamos falar sobre as duas principais.

Loja Integrada

Principal plataforma para pequenos negócios no Brasil, com mais de um milhão de lojas cadastradas. É uma das plataformas mais simples para quem está começando, mas tem recursos interessantes para lojas em crescimento. Então, ela pode te acompanhar no início até boa parte da sua jornada no e-commerce.

Algumas funcionalidades:

  • Cadastro de até 75 produtos no plano gratuito
  • Mais de 500 opções de temas para escolher
  • Mais de um milhão de lojas online
  • Integração com mais de 30 aplicativos

Tray Commerce

A Tray é uma das plataformas mais antigas e bem conceituadas no Brasil. Oferece todos os sistemas e recursos necessários para operação em um único local, desde ferramentas de email marketing, frete, certificados de segurança, seu próprio aplicativo para dispositivos móveis e loja de aplicativos que podem ser integrados à plataforma. 

Algumas funcionalidades:

  • Planos a partir de R$49/mês
  • Até 100 produtos no plano inicial
  • Integração nativa com marketplaces
  • 18 anos no mercado

Outras plataformas

Existem mais de 20 plataformas de e-commerce disponíveis hoje. Algumas delas são Nuvem Shop, VTEX, Dooca, Shopify, Magento, Woocommerce e outras que você pode conhecer aqui.

A maioria delas exige que você contrate uma agência ou desenvolvedor para criar a sua loja. Algumas possuem uma estrutura mais robusta e mensalidades mais altas, e não recomendo para iniciantes.

Algumas plataformas podem ter um bom custo-benefício mas não funcionam para todos os tipos de negócio. Destaquei as que, na minha opinião, são ideais para quem quer iniciar e crescer: Loja Integrada e Tray Commerce. 

O que você precisa para vender online

Além de definir a plataforma, outros pontos são importantes para vender online e crescer. Separei alguns pontos que você precisa se atentar durante o processo.

Logística

62% das pessoas que compram online buscam frete mais baixo. O Melhor Envio possui contrato com transportadoras e Correio, e oferece valores menores de frete, além de opções mais rápidas para o comprador. Além disso, poupa o tempo de buscar parceiros um a um e concentra tudo em uma plataforma só. O cadastro gratuito pode ser feito aqui.

Atendimento

Como falamos anteriormente, conversar com os clientes pode aumentar as suas vendas. O Jivochat é uma das plataformas mais interessantes do mercado com alguns recursos exclusivos. É possível iniciar conversas de maneira automática com visitantes, que aumenta em até 30% das vendas na sua loja. Além disso, integra o chat online com convites proativos, e-mail, telefonia, redes sociais e muito mais. Clique aqui para fazer o cadastro gratuito.

Pagamento

Um dos fatores que pode garantir o sucesso ou fracasso da sua empresa. Altas taxas de transação ou dificuldade na hora de transferir os valores recebidos são problemas que podem ser resolvidos escolhendo bons parceiros. Uma das principais empresas no mercado brasileiro é o Mercado Pago. Além de taxas muito competitivas, o Mercado Pago aceita todos os cartões, PIX e outros meios de pagamento de forma muito simples, presencialmente e na loja virtual e você pode escolher por liberar o dinheiro na hora. Para se cadastrar é só clicar aqui.

Passo a passo em vídeo para montar a sua loja virtual

Em breve vou disponibilizar na minha plataforma um Guia Prático em vídeo para montar a sua loja online. Se quiser saber mais e fazer sua pré-inscrição, deixe o seu comentário aqui 🙂