O mercado de e-commerce cresceu muito em 2020. Apesar disso, o mercado não explodiu para todos, que talvez não estavam preparados para vender online e hoje buscam opções de menor custo para se consolidar no comércio eletrônico, criando uma loja virtual sem mensalidade. Hoje vamos explorar algumas opções de baixo custo para começar a vender na intenet.
Loja Integrada
A Loja Integrada é uma das principais plataformas de e-commerce disponíveis no Brasil. Conta com mais de 2 milhões de lojas criadas, e isso mostra o quão poderosa pode ser a ferramenta.
A Plataforma disponibiliza planos a partir de R$49, você pode criar uma loja online gratuitamente com limite de 75 produtos e 5 mil visitas por mês, o que é mais do que o suficiente para começar.
Como criar uma Loja virtual na Loja Integrada
Para iniciar é só fazer o cadastro gratuito clicando aqui e você já pode iniciar a sua loja online.
Além disso, é muito fácil configurar a sua loja online. Você só precisa de algumas informações em mãos, como peso e tamanho dos seus produtos e algumas fotos.
Claro que se você quiser se profissionalizar, é importante preencher o máximo de informações possível, mas com informações básicas você já pode iniciar. Com tempo e experiência você começa a tornar a sua loja mais profissional. O importante é não deixar para depois.
Vantagens e desvantagens da Loja Integrada
Com certeza, nem tudo são flores. Apesar de todas as vantagens na plataforma, também existem algumas desvantagens que podem impactar dependendo do seu negócio. A Loja Integrada é perfeita para a maioria dos lojistas, mas é importante considerar outros pontos na hora de criar a sua loja online.
Vantagem: baixo nível técnico
Diferente de outras plataformas, você não precisa entender muito de programação para configurar o seu e-commerce. As configurações são simples e, muitas vezes, com dois ou três cliques você já consegue integrar com transportadoras, configurar a sua loja no Facebook ou escolher entre as mais de 30 integrações disponíveis na Loja Integrada.
Algo que costuma tirar um pouco mais de tempo é a aparência da loja. Neste caso, a solução mais prática é comprar um tema pronto.
Desvantagem: pode não ser para a sua empresa
Apesar de atender grande parte dos lojistas, algumas lojas podem sentir falta de soluções mais avançadas.
A Loja Integrada foi criada com o objetivo de ser uma plataforma que atenda as funções básicas da maioria das lojas, como disponibilizar produtos para venda, criar estrutura logística básica com cálculo de frete e integração com correios e transportadoras e meios de pagamento seguros.
Por isso, se a sua operação depende de soluções logísticas diferenciadas, com vários armazéns, cálculos e regras de negócio personalizadas, integrações avançadas com outras ferramentas ou se a sua demanda for muito grande talvez seja necessário migrar para uma plataforma de e-commerce mais robusta.
Vantagem: plano gratuito com poucas limitações
Um dos poucos limites que o plano gratuito impõe são a quantidade de produtos, pageviews e o acesso a métricas mais avançadas de vendas. Fora isso, você pode usar várias integrações e temas e configurar o seu próprio domínio.
Woocommerce
Uma opção um pouco mais complexa, mas ao mesmo tempo mais robusta. O Woocommerce é uma plataforma de código aberto, ou seja, o código e as funções da plataforma são abertos para outros desenvolvedores criarem funcionalidades adicionais dentro da ferramenta. Por ser uma plataforma “instalável”, você pode utilizar para criar a sua loja virtual sem mensalidade nem criar vínculo com os criadores.
O Woocommerce pertence ao WordPress, o que torna a solução ainda mais confiável, além de permitir a instalação de módulos adicionais e até a criação de marketplaces e modelos de negócio mais complexos. Por ser aberto, permite ainda que você contrate desenvolvedores para criar soluções 100% personalizadas para turbinar ainda mais a sua loja.
O Woocommerce é seguro?
Sim e muito. O termo “código aberto” pode gerar dúvidas quanto à segurança, mas, diferente do que pode parecer, as partes mais importantes do seu site não ficam abertas para qualquer usuário, apenas para quem você confia.
Além disso, algumas práticas podem deixar a sua loja mais segura contra hackers e pessoas mal intencionadas.
Como criar uma loja virtual sem mensalidade com o Woocommerce
Diferente de outras plataformas, o Woocommerce necessita que você contrate um servidor de hospedagem e é o único custo necessário para a operação. Após isso, tudo pode ser feito sem a necessidade de pagar mensalidade.
O Woocommerce é, na verdade, uma função adicional do WordPress que permite a criação de um e-commerce direto na plataforma. O código para instalaçaõ pode ser baixado gratuitamente e instalado em qualquer servidor que utilize linguagem de programação PHP.
É importante que você escolha bem a hospedagem, já que isso pode influenciar muito na performance da sua loja.
Escolhida a hospedagem, você pode fazer o download do WordPress direto no site oficial ( wordpress.org ) ou utilizar o instalador disponibilizado por algumas hospedagens.
Após isso, baixe e instale o plugin do Woocommerce. É importante ressaltar que o Woocommerce foi criado pela mesma empresa que criou e mantém o WordPress, por isso as duas soluções funcionam perfeitamente em parceria.
Dica de segurança: baixe o WordPress e plugins para Woocommerce apenas nos sites oficiais. Existem muitas pessoas mal intencionadas que criam versões modificadas que podem prejudicar o seu site.
A configuração do Woocommerce é um pouco mais complexa, mas é muito simples de fazer. Assim que instalado e ativado, será exibido um tutorial com passo a passo para configurar os itens básicos da sua loja.
O woocommerce já vem com um tema básico, mas você utilizar outros temas de acordo com a sua necessidade.
Vantagens e desvantagens do Woocommerce
Apesar de ser uma plataforma muito popular e de baixo custo, o Woocommerce pode apresentar algumas desvantagens. Listamos aqui algumas das principais vantagens e desvantagens da utilização, assim como algumas dicas que podem ajudar.
Vantagem: gratuito e sem limites
Diferente da maioria das plataformas, o Woocommerce não impõe limites. E como eles conseguem manter a plataforma? Além de permitir que utilize a plataforma sob demanda (como plataformas de e-commerce comuns) e cobre uma mensalidade por isso, eles disponibilizam funções especiais que podem ser compradas no marketplace oficial.
Nada disso é obrigatório e você pode hospedar o seu próprio WordPress, utilizando o seu woocommerce sem limites e sem a necessidade de pagamento de mensalidade.
Desvantagem: configuração ligeiramente mais complexa
Não é um bicho de sete cabeças, mas pode parecer confuso para quem não tem familiaridade com a plataforma. Os tutoriais são simples e qualquer um pode fazer e, caso ocorra algum problema, você pode contar com a ajuda de um especialista slovenska-lekaren.com.
Em último caso, se a sua configuração não funcionar de início você pode reiniciar o servidor e começar novamente. É um processo simples (apesar da inconveniência) que pode trazer muitos aprendizados.
Vantagem: comunidade internacional de especialistas
Uma grande vantagem do Woocommerce é a quantidade de profissionais que utilizam a plataforma. Segundo o Built With, site especializado em análise de uso de ferramentas web, cerca de 32% de todas as lojas virtuais construídas no mundo utilizam Woocommerce.
Junto com isso, vem uma grande quantidade de profissionais que podem te ajudar e tirar dúvidas sobre a plataforma.
Pronto para criar a sua loja online sem mensalidade?
Acredito que agora você está mais preparado e pode escolher uma plataforma para criar o seu próprio e-commerce. Apesar das vantagens e desvantagens, acredito que as duas plataformas são excelentes para quem está começando no comércio eletrônico sem pagar mensalidade.
Se você tiver alguma dúvida ou quiser saber mais sobre como funciona o início de uma loja virtual, é só me seguir no instagram @_douglasmedina ou assinar a minha newsletter.